domingo, 28 de junho de 2009

MORAR NA PRÉ-HISTÓRIA
A identificação do espaço doméstico ocorreu ainda na pré-história, ele era destinado a todas as tarefas que não estavam ligadas aos rituais sagrados. A relação entre o ser humano e o meio-ambiente gradativamente foi constituindo a história dos interiores.

O homem se diferencia dos outros animais, por entender as ameaças do meio e optar de forma racional o seu deslocamento, “qualquer animal deixa sinais do que foi;...só o homem deixa as marcas de sua inventividade” (BRONOWSKI, 1992: pg. 42).


O Homo Sapiens tornou-se uma espécie bastante homogênea, e se espalhou rapidamente em várias direções pelo globo terrestre a partir dos poucos centros de aparecimento da raça humana, mas sabe-se que há algumas diferenças biológicas, levou alguns grupos a buscar meios menos agressivos, ou a inventividade levou-os a se fixar geograficamente, como o domínio do fogo.
A evolução entre Paleolítico e Neolítico, ocorreu em tempos irregulares pelo planeta. Algumas tribos vivem até hoje em sistema alternativo com características neolíticas.

Stonehenge - sul da Inglaterra - Neolítico +-2.500 a.C.

As várias formas contrastantes de abrigos, indicam os modos de adaptação dos primeiros humanos às diferentes condições climáticas. Da mesma forma, os objetos funcionais possuem formatos, detalhes e ornamentos diferenciados, considerando o meio e a necessidade para qual foram constituídos.

As primeiras pinturas pré-históricas datam de um período ainda glacial que dominava a maior parte da Europa. Os vestígios desses registros encontrados estão espalhados pela África e Ásia, e os mais conhecidos encontram-se na Europa: França, Espanha e Inglaterra.

O clima, a fauna e a flora eram então muito diferentes dos atuais. Uma parte desse período foi extremamente fria e seca: mamutes, bisontes, renas e cavalos selvagens constituíam a caça dos primeiros caçadores do período neolítico e são esses animais que se encontram gravados nas paredes das grutas européias, “a arte rupestre, tal qual um lampejo histórico, recria o modo de vida do caçadores...que a criaram como uma fresta para olha o futuro” (BRONOWSKI, 1992: pg.54). A imaginação projetada no futuro.

As manifestações pré-históricas encontram-se registradas com características evolutivas entre os dois períodos mais importantes da presença do Homo Sapiens: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) e Neolítico (Idade da Pedra Polida).

Paleolítico (+- 20.000 a.C.)

No período Paleolítico, conforme as regiões habitadas, o ser humano abrigava-se em cavernas ou em choupanas feitas de galhos, cobertas de folhas. Sua sobrevivência dependia do que ele de sua coleta no seu meio. O ato de sentar é uma criação do homem, que já arrastava pedras para a caverna para apoiar uma posição intermediária entre estar deitado e estar em pé.


Caverna do Paleolítico na China
A vestimenta era de pele de animais mortos que eram costurados com fios obtidos dos tendões da caça abatida. Durante o Período Paleolítico Superior, foram encontrados leves vestígios de habitações construídas de forma proposital, provavelmente os principais materiais utilizados a princípio para abrigo foram à argila e o junco, que se deterioram rapidamente.

Moradia no litoral francês - Mediterrâneo

O fogo é o símbolo do lar, e está presente em alguns lugares há 30.000, paralelo a esse evento, o Homo Sapiens começou a deixar as marcas de suas mãos nas cavernas, sendo assim, a caverna era o lar, algumas delas reservadas para a manifestação religiosa, pois as pinturas faziam parte do evento que antecipava a caça.




Moradia construída pelo Homo sapiens nas estepes sem árvores da Ucrânia, 13.000 a.C. 5 m diâmetro, estrutura de ossos de mamute, pesando 21 mil quilos e coberta por peles. Verão e Inverno


Neolítico (+- 11.000 a.C.)
Durante o Neolítico, o homem aprendeu a viver comunitariamente, a desenvolver a agricultura, a caçar, e a utilizar a argila (c.7.000 a.C.) modelando recipientes que eram cozidos ao fogo para adquirir resistência. Com o domínio do fogo, o favorecimento se dá em várias situações como a sociabilidade, descanso, proteção do frio e dos ataques de animais ferozes.

Escavações em Jericó, datada de c.7.000a.C., na Jordânia. As cerâmicas mais antigas são deste sítio arqueológico.

Vários instrumentos foram produzidos neste período como: lanças, arpões, anzóis e mais tarde, agulhas de osso, arcos e flechas. Com o domínio de vários segmentos que garantia a sua sobrevivência e segurança, as tribos começam a se fixar, crescer e se organizar, formando os estados e as primeiras civilizações.
Uma das descobertas mais recentes fica no sul da Turquia (1961), o vilarejo de Çatalhöyük (Çatal Hüyüt) na cidade de Konya. As pesquisas arqueológicas concluíram que as moradias locais não possuíam entradas térreas, os felinos rondavam constantemente esses vilarejos, além das invasões de outras tribos. O acesso as casas eram por escadas removíveis, que ao final do dia eram recolhidas para a segurança da comunidade.

O homem neolítico descobriu como tecer fibras vegetais e pêlos de animais para fazer roupas mais práticas e adequadas a vários climas. Com a prática de montar tendas, a trançar cestos e balaios, a construir barcos e jangadas escavando ou unindo troncos de árvores. Com a domesticação de animais, houve vários aproveitamentos, principalmente o leite e a lã.


Reconstituição da sala principal do santuário de Çatalhöyük (Çatal Hüyüt) - c. 6000a.C. As casas de Çatalhöyük (Çatal Hüyük) em geral eram de madeira e adobe, agrupadas à volta de pátios abertos. Não havia ruas, já que as casas não tinham portas - a entrada fazia-se, ao que tudo leva crer, pelo tenhado. Perto, foram encontrados os santuários, considerados os mais antigos já descobertos. Suas paredes estucadas aparecem as primeiras pinturas realizadas numa superfície artificial, composta por cenas de caça, com pequenas figuras a correr ao redor da presa. A sala é ornamentada por cabeças de touro, como símbolos de vitória sobre a caça.

Vasilhas em argila encontradas no Irã
Neste período o homem passou a viver em moradias de pedra, barro, tijolos ou madeira, dependendo do local em palafitas, próximo aos lagos, reunidos em tribo. Os registros culturais da Pré-histórica são basicamente as pinturas nos interiores das cavernas e os monumentos em pedra, de significado religioso. Os monumentos megalíticos são: menirs (pedra comprida, em língua bretã) e dolmens (mesa de pedra, também em língua bretã).

Restos de uma casa foram encontrados no período Neolítico, com fogão cavado no chão, que marca o centro de uma típica casa de Skara Brae (+ - 3.600 a.C.), Norte da Escócia. Parte deste interior tem a cama cercada por pedras e um pequeno nicho na parede.


Bibliografia:
BAZIN, Germain. História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
BRONOWSKI, J. A Escalada do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
HAUSER, A. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Ed.Mestre Jou, 1972.
JANSON, H.W. História da Arte. Lisboa: Fund.Calouste Gulbenkian, 1989.

Sites:
http://www.stormfront.org/forum - Pré-história na Escócia – 06/2009.
http://www.classical-homeschooling.org/trivium.html - Pré-história em Jericó – Palestina – 06/2009.
http://www.ancient.anatolia.blogspot.com/ - Pré-história na Anatólia - Turquia - 1961. 07/2009.
http://www.specialtyinterests.net/eop3.html - Cerâmicas de Jericó -06/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário